Foto: Divulgação/ Fonseas
Uma apresentação de Santa Catarina sobre o seu modelo pioneiro de cofinanciamento da Assistência Social marcou o último dia do evento em comemoração aos 30 anos do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas), que iniciou no dia 26 e terminou nesta quinta-feira, 28, em Cuiabá, no Mato Grosso.
Apresentação da gerente do Fundo Estadual de Assistencia Social de Santa Catarina, Alessandra Karla Camargo, foi durante a reunião descentralizada do Fonseas que nesta edição tem como tema “O protagonismo dos estados no aprimoramento do Suas”. No evento ela explanou sobre como o Estado repassa recursos aos municípios por meio de pisos, de acordo com o porte e serviços executados.
O repasse, que em 2024 foi de R$60 milhões, é feito sempre em três parcelas. O valor é sempre dividido entre a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Benefícios Eventuais e Incentivo à Gestão.
“Nesses três dias discutimos todos os temas relacionados à política pública, ao fortalecimento, revisitando todos os desafios e conquistas ao longo desses 30 anos do Fórum que é uma instância extremamente importante nessa construção do Sistema Único de Assistência Social. Santa Catarina participa dessa ação e hoje pudemos apresentar as experiências exitosas no estado”, avaliou a secretária-adjunta, Luciane dos Passos.
O evento tratou ainda de temas como vigilância socioassistencial, emergências e calamidades no Suas, além de apoio técnico e educação permanente no Suas. O encerramento foi com uma mesa com os estados e a cápsula do tempo do Fonseas que deve ser aberta em 2054.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação) –
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: [email protected]
Mín. 18° Máx. 24°