Sábado, 20 de Julho de 2024
14°

Neblina

Balneário Camboriú, SC

Educação Educação

Udesc abre novas turmas de Pedagogia a distância em Ibirama e São Bento do Sul em 2025

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abrirá, no próximo ano, novas turmas do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância nos pol...

04/07/2024 às 18h27
Por: TVBC Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abrirá, no próximo ano, novas turmas do curso de  Licenciatura em Pedagogia a distância  nos polos de apoio presencial ao EAD de Ibirama e São Bento do Sul.

A oferta das duas turmas no próximo Vestibular de Verão, com ingresso no primeiro semestre de 2015, foi aprovada no  Centro de Educação a Distância (Cead) , em reunião do Departamento de Pedagogia a Distância (DAP), por unanimidade.

Com 40 vagas cada, as novas turmas terão custeio da própria Udesc (a universidade também abre vagas para cursos EAD com fomento do Governo Federal, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil).

Levantamento de demandas

Nos dois municípios, os polos de apoio presencial ao EAD funcionam em unidades presenciais da Udesc. Em Ibirama o polo está instalado no campus do  Centro de Educação Superior do Alto Vale (Ceavi) . Em São Bento do Sul, no  Centro de Educação Superior do Planalto Norte (Ceplan) .

Em Ibirama, a abertura da nova turma levou em consideração um estudo realizado pela Udesc Alto Vale, junto com a professora referência da Licenciatura em Pedagogia EAD no polo. 

Feita em março deste ano, a consulta pública mostrou o interesse de mais de 200 pessoas em cursar Pedagogia EAD, dentre moradores de Ibirama e de municípios próximos, como Presidente Getúlio, José Boiteux e Rio do Sul.

O polo já conta com uma turma concluindo a graduação no mesmo curso no segundo semestre deste ano, com formatura prevista para o início de 2015.

Já em São Bento do Sul, a oferta atende ao levantamento de demandas encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação. A turma mais recente de Pedagogia EAD da Udesc Cead se formou no município em 2015; dois anos depois, uma turma de Ciências Biológicas tambérm concluiu graduação no polo pela Udesc Cead.

Para a diretora-geral da Udesc Cead, Vera Marques, a oferta das novas turmas “atende a demanda da região e estreita os laços institucionais da universidade com os municípios”. 

Sobre o curso

A Licenciatura em Pedagogia EAD da Udesc Cead visa proporcionar a formação inicial para o exercício da docência, prioritariamente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase no uso das tecnologias da informação e da comunicação, numa perspectiva crítico-social que subsidie atuações transformadoras com vistas à melhoria do sistema educacional brasileiro.

Neste semestre, o curso tem 550 estudantes ativos em turmas de 20 polos de apoio presencial: Araranguá, Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Ibirama, Indaial, Itapelma, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Palmitos, Ponte Serrada, Pouso Redondo, São José, Treze Tílias e Tubarão. 

A Udesc já formou quase 20 mil pedagogos, em municípios catarinenses e também em outros estados do País, por meio do curso EAD. Mais informações podem ser obtidas no  site .

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-8454 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários