As doações servem sobretudo para fazer uma boa ação, e ainda assim ajudam diretamente as entidades beneficiadas pelas doações recebidas. Elas servem para que o Contribuinte possa decidir a entidade a ser beneficiada ao invés de entregar todo o recurso para o Governo Federal.
Entre os dias 15/03, prazo do início das entregas das Declarações até o dia 31/05, que é o prazo final, todos os Contribuíntes que optarem pelo MODELO COMPLETO DA DECLARAÇÃO, podem e devem decidir onde uma parte do imposto retido/ou a pagar, sejam aplicados, reiterando que somente os que optarem por este modelo de Declaração poderão fazer a doação/destinação.
Na prática são 02 tipos de cálculo:
1 - Aqueles contribuintes que fizeram a doação/destinação durante o ano, neste caso é possível deduzir até 6% do IMPOSTO DEVIDO, ou seja, os contribuíntes podem informar no campo DOAÇÕES EFETUADAS até o limite de 6% do IMPOSTO DEVIDO e deduzir este valor do imposto a pagar, ou se for o caso, acrescer do imposto a restituir.
2 - Aqueles Contribuíntes que optarem por fazer na hora do preenchimento da DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL (IRPF), podes fazer informando na própria Declaração a doação no limite de 3% para o fundo da criança e mais 3% para o fundo de amparo aos idosos.
Na prática, o contribuínte deve efetuar todos os lançamentos da sua Declaração e ao final, ou seja, antes de entregar a Declaração, verificar qual o modelo que mais lhe convém, SIMPLIFICADO ou COMPLETO
Se a opção for o modelo COMPLETO, o Contribuínte pode optar por fazer a doação, bastando apenas selecionar no canto esquerdo da Declaração o botão Doacções diretamente na Declaração, em seguida, selecionar qual o fundo, ou se for o caso, quais os fundos, por exemplo: Criança e adolescente, ir no botão novo, e ir efetuando o preencimento dos campos, que são intuitivos, ou seja vai aparecendo as opções, no caso, de clicar no municipal, vai aparecer a UF, e o muncipio, e também o valor (já calculado o limite pelo próprio programa), a mesma situação para o caso de doações para a Pessoa Idosa.
Ao final, o programa faz todos os calculos e ajustes dos valores destinados a doação e se for o caso do valor residual a ser pago para o Governo Federal.
Para o pagamento destes valores, basta ir no menu de impressão e selecionar o fundo, que emite as guias automáticamente.
É muito prático e fácil.
Mín. 18° Máx. 24°